quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aniversariantes de Setembro 2011


 Envie seu nome, data do seu aniversário.

Cantinho da Saúde - Cuidados com Hipertermia

Hipertermia, é uma temperatura do corpo elevada, relacionada à incapacidade do corpo de promover a perda de calor ou reduzir a produção de calor. Isso significa uma quebra da homeostade do corpo humano, que causa a disfunção do sistema termoregulador, desregulando o nível de líquido e sais minerais do organismo, podendo levar à morte.

A temperatura humana normal está próxima aos 36,5 °C. A partir de 37,5ºC até 40ºC não há riscos graves. Mas, se a temperatura passar dos 41ºC (o que é muito raro acontecer no ser humano) – sendo ativada como mecanismo de defesa contra processos infecciosos, inflamatórios e de intoxicação – pode provocar convulsões. Se exceder 43ºC, pode levar o indivíduo ao hospital e, em casos extremos, à morte, devido à destruição parcial da estrutura das proteínas.

 
Diferença entre hipertermia e febre.

É importante diferenciar a hipertermia da febre no manejo terapêutico dessas afecções. Porém, a febre é um tipo de hipertermia. Na febre, o corpo eleva a temperatura através da parte do cérebro que controla a temperatura corporal. Já na hipertermia, a temperatura corporal é elevada sem o consentimento dos centros de controle do calor.
A maioria dos casos de febre é causada por infecções.
Enquanto a febre é o deslocamento do ponto de regulação para cima, a hipertermia resulta de sobrecarga dos mecanismos termorreguladores do corpo. A hipertermia é uma condição aguda que ocorre quando o corpo produz ou absorve mais calor do que pode dissipar. Isso geralmente é causado por exposição prolongada a altas temperaturas. Os mecanismos de controle de temperatura do corpo ficam sobrecarregados fazendo com a temperatura corporal suba sem controle.

 Sintomas da Hipertermia
Percebendo os seguintes sintomas, pode haver suspeita de  hipertermia:

 

Sintomas leves
Tontura   /  suor excessivo / dor muscular






Sintomas médios
Dor de cabeça  /  náusea  /   




                    


Sintomas graves
Inconsciência  /  convulsão / Dificuldade para andar 




O atleta e a hipertermia – Cuidados para quem pratica exercícios físicos

A hipertermia surge no atleta que faz um exercício intenso e prolongado, sem adequada hidratação e/ou boa transpiração. Surgem inicialmente sede, fadiga e câimbras intensas. A seguir, o Mecanismo Termorregulador corporal começa a entrar em falência e surgem sinais como náuseas, vômitos, exaustão, irritabilidade, confusão mental, falta de autocrítica, incoordenação motora, delírio e desmaio. Sem cuidados, pode ocorrer o coma e às vezes a morte.
O exercício de alta intensidade causa o suor intenso. Além da água, o suor contém principalmente os eletrólitos Sódio, Potássio, Cloro e Magnésio, conhecidos como “Sais Minerais”. Há relatos de sudorese de até 3 litros/hora, que não são sustentadas pelo corpo humano por muitas horas. Em exercícios intensos o suor chega a 10 a 15 litros/24 horas. Assim, em condições extremas de exercício, deve-se ingerir em torno de 200ml de água a cada 15 ou 20 minutos.
A sudorese intensa pode levar à desidratação e perda importante dos sais, principalmente de sódio.
A pele do atleta geralmente torna-se muito quente e vermelha (parecendo febril), às vezes com calafrios, mesmo em ambientes quentes. É comum o atleta pedir agasalhos, que não devem ser dados.

O suor é profuso, até o momento em que surge a desidratação, quando então a pele torna-se seca. Essa é uma fase perigosa, pois a ausência de sudorese não permite adequada perda de calor, colocando o atleta em risco de vida pela hipertemia grave. Cessa então a atividade motora e o atleta deve ser imediata e rigorosamente tratado. Uma imagem clássica dessa situação foi a da maratonista suíça Gabrielle Andersen-Schleiss, nas Olimpíadas de Los Angeles (1984), que terminou a maratona em brutal falência motora
Em competições deve-se adequar a prova ao clima local. O atleta em hipertermia deve rapidamente ser retirado do ambiente quente, ser deitado com as pernas elevadas, receber compressas frias, bebidas isotônicas e imediatos cuidados médicos nos casos graves.

Métodos de medição da temperatura corporal

A temperatura corporal depende da parte do corpo onde ela é medida. A medição geralmente é feita na boca, ouvido, ânus ou axilas. Nas mulheres também pode-se usar a vagina. A temperatura média durante o dia em adultos saudáveis é:
* Temperatura no ânus (ou retal), vagina ou ouvido: em torno de 37,6 °C.
* Temperatura na boca (oral): em torno de 36,8 °C.
* Temperatura nas axilas: em torno de 36,4 °C.
A temperatura corporal normal varia um pouco de pessoa para pessoa e da hora do dia. Desta forma, há uma faixa de variação normal que é em torno de ± 0,7 °C.


Causas da Hipertermia:
 A incidência de hipertermia aumenta quando as condições ambientais e as influências das indisposições físicas se sobrepõem. Deve-se precaver não só quando se encontra fora, mas também dentro do estabelecimento.
 
Causa ambiental
Temperatura elevada, alta umidade, falta de ventilação, aumento repentino da temperatura, etc
 
Causa individual
Falta de sono, indisposição física, falta de resistência, baixa tolerância ao calor, exercício físco excessivo, etc.

Consequências da Hipertermia
 A hipertermia pode levar o indivíduo a consequências catastróficas em algumas intensidades, com disfunção de vários órgãos e até a um óbito. Suas principais consequências são:

    • Insuficiência Respiratória
    • Insuficiência Renal Aguda
    • Insuficiência Hepática
    • Lesão Intestinal Isquêmica
    • Pancreatite
    • Trombocitopenia
    • Hemorragia gastrointestinal
    • Coagulação Intravascular disseminada
    • Lesão Cerebral onde ao atingir a temperatura de 41ºC o cérebro começa a ser danificado e ao chegar à temperatura de 50ºC ocorre à rigidez dos músculos e leva o indivíduo a morte.

   

Prevenção da Hipertermia



1. Evitar o calor
Ao sair, utilizar chapéu, guarda-sol, protetor solar, etc. procurar descansar na sombra, evitando a exposição direta à luz solar por longo tempo
Quando estiver com falta de sono, resfriado ou indisposição, etc, evitar exercícios físicos e saídas durante o dia

 



2. Preparar as condições físicas
Dormir bem e descansar
Ingerir alimentos contendo mais sais minerais e vitaminas,      proteínas, para recuperar o cansaço







3. Tomar cuidado com o traje e temperatura ambiente
Vestir roupas leves e respiráveis, que absorvam os suores, e de secagem rápida
Colocar cortinas, persianas, sudare (cortinas de palha), que barrem o raio solar e preparar um ambiente que dificulte a elevação da temperatura. 
Usar ventilador, condicionador de ar, etc, para controlar a temperatura do ambiente conforme as condições físicas.




4. Reposição de líquido
Tomar líquido várias vezes em pequenas quantidades, independente de estar com sede ou não, para evitar a desidratação.
Bebidas desportivas são eficazes por conterem minerais.







O que fazer em caso de Hipertermia?
 1. Refugiar-se em sombras frescas
O ideal seria refugiar-se num ambiente com condicionador de ar ligado, mas em caso de impossibilidade, descansar numa sombra ventilada.
2. Desapertar as roupas
Deitar-se, tirar a gravata, desabotoar o colarinho, etc
3. Abaixar a temperatura corporal
Colocar toalha molhada em água gelada ou com gelo sob a nuca, pescoço, axilas, entre as virilhas, etc
4. Repor líquido e sais minerais
Tomar líquido como bebida desportiva, várias vezes, em pequenas quantidades.
Quando há alguém inconsciente, mostrando reação estranha ao chamado, ou que não consegue tomar líquido com a própria força, deve chamar imediatamente o serviço de emergência.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Proteção de Deus



O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?
O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?
Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores
e inimigos, eles é que tropeçam e caem.
Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu
coração; e se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.
Uma cousa peço ao Senhor, e a buscarei:
que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para
contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.
Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito
do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.
Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam.
No seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei e salmodiarei ao Senhor.

Salmo 27.1-6

Faça seus pedidos e agradecimentos aqui



Faça seus pedidos aqui!
Querido Irmão e Irmã, convie no poder da oração intercessória. 
Benção sem medida estão à sua disposião.



“Se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar e orar e buscar a minha face e se desviar dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei do céu e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os Meus olhos e atentos os Meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.” 
(II Cr 7:14,15)


 A oração é o único meio de comunicação que temos com Deus. Através da oração, ouvimos Sua voz e consequentemente sentimos paz e tranquilidade diante de tantos problemas que enfrentamos em nosso dia-a-dia. 

A oração tem muito poder quando é realizada de forma humilde e sincera. Precisamos crer na oração e que o Senhor pode nos atender segundo a Sua vontade.

Além da oração pessoal, podemos orar pelo próximo. Isto se chama intercessão. Você pode pedir para alguém orar por você e você por alguém também. Isto é muito bom.

 Este post é para que possamos colocar nossos pedidos de oração e agradecimentos a Deus. Vocês podem incluí-los como comentário. Assim todos podem visualizar seu pedido e orar por você. 

Participe dos Pedidos de Oração e verão que o Senhor tem grandes planos pra você e sua família. Vamos lá? Eu quero orar por você. Você ora por mim?

Vamos fazer deste post um Livro de Orações.

Um grande abraço e que a paz de nosso Senhor Jesus esteja com todos nós.


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Mensagem Adventista


Mensagem e propósito:
 A mensagem da Igreja Adventista do Sétimo Dia está centralizada em Jesus. O evangelho eterno, a graça da salvação oferecida pelo extraordinário amor de Deus revelado na vida vitoriosa, morte vicária e ressurreição triunfante de Cristo.
A grande esperança da Igreja é o advento de Cristo, concretização da promessa do Senhor “Virei outra vez” para levar Seu povo a um novo lar; a verdade presente sobre o ministério contemporâneo de Cristo no Céu, atuando como advogado e Sumo Sacerdote para aqueles que O aceitarem como Salvador pessoal, perdoando os pecados num oferecimento de significado especial, sem precedentes, para tornar o povo sadio, santo e feliz.

Missão:
A missão da Igreja é anunciar as boas novas ao mundo no contexto da mensagem dos três anjos de Apocalipse 14:6-12, levando as pessoas a aceitar a Jesus como Salvador pessoal e unirem-se à Sua Igreja na preparação para Sua breve volta.
Esta é a mensagem universal, para todos, em todas as partes. A “cada nação, e tribo, e língua e povo”; a cada cidade, a cada vila; a cada país, comunidade, colônia e “criatura”. Isto é, a cada pessoa (Marcos 16:15).

Regra de fé:
A Igreja Adventista do Sétimo Dia entende que seu surgimento “no tempo do fim” foi especificamente definido pela profecia bíblica.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia tem como regra de fé, a Bíblia, a Palavra de Deus preservada ao longo dos séculos para a orientação da humanidade no caminho de volta ao Lar, para alcançar a vida eterna.
João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

> MENSAGEM BIBLICA


 ***********************************************************************

O Dia do Senhor


Faz anos, uma pessoa cristã, indo de casa em casa, animando os outros a estudarem a Bíblia, deteve-se para falar a um homem que trabalhava em seu jardim. Quando lhe sugeriu que tomasse algum tempo para familiarizar-se com a Bíblia e com a mensagem que contém, disse-lhe aquele, categoricamente, que estava por demais ocupado para estudar a Bíblia. E para acentuar mais o pouco tempo de que dispunha, acrescentou:
- Ora, tenho tanto trabalho que nem me sobra tempo para ler as revistas cômicas!
Muita gente tem a mesma atitude. Hoje em dia parece que todos andam tão ocupados que se acham incapazes de fazer tudo que deviam. Muitas pessoas têm o desejo íntimo de dedicar mais tempo a Deus. Gostariam de fazê-lo, mas a questão é: De onde tirar esse tempo?
Devemos ser muito gratos a Deus por entender Ele os problemas que nos assoberbam hoje. Ele tomou providências para que tivéssemos tempo para estudo, devoção e comunhão com Ele. Deus bem sabia que à medida que o tempo passasse e a vida se tornasse mais complexa, o homem teria a tendência de esquecer a relação existente entre ele e seu Criador. Por isso, Deus pôs à parte um período especial para que o homem pudesse refrigerar-se, deixando de lado seus muitos problemas, dificuldades e perplexidades, renovando sua relação com o Pai celestial.
Um psiquiatra disse a um paciente, não faz muito, que o que precisava era afrouxar completamente a tensão. Mediante o pagamento de setenta reais por semana, o psiquiatra comprometeu-se a ensinar-lhe a arte. Devia simplesmente afastar de seu espírito todos os problemas. Afirmava o psiquiatra que se todas as pessoas removessem para longe todas as perplexidades por um dia na semana, afrouxando completamente a tensão, haveria pouca necessidade de instituições para doentes mentais.
Deus pôs de parte um dia no qual Ele deseja que renovemos nossas forças físicas e espirituais. DEle aprendamos agora alguma coisa acerca desse dia.

1. Em o Novo Testamento, como chama Cristo, nosso Senhor, Seu dia especial de repouso e adoração?
Apocalipse 1:10  Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

2. De que dia, disse Jesus, era Ele Senhor?
 S. Mateus 12:8  Porque o Filho do homem até do sábado é o Senhor.
 
NOTA: O Senhor diz que esse é o Seu santo dia.
Isaias 58:13  Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs;

3. Que dia é o sábado do "Senhor teu Deus?"
 Êxodo 20:8-11 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.  Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;  mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

4. Quando foi o sábado criado, abençoado e posto à parte por Deus, como dia santo?
Genesis 2:1-4   Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.
Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.
Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus

NOTA: De Colossenses 1:16 e S. João 1:1 aprendemos que foi Jesus o agente ativo da criação. Foi Ele, pois, que descansou no sétimo dia, e o abençoou e santificou.
Colossenses 1:16  porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.
João 1:1  No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

5. Por causa de quem fez Deus do sábado um memorial de Seu poder criador?
 S. Marcos 2:27 e 28   E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor.

6. A quantos habitantes da Terra foi o sábado dado como um dia de recordação e repouso?
 Isaias 56:1-7   Assim diz o Senhor: Mantende a retidão, e fazei justiça; porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça a manifestar-se.  Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se abstém de profanar o sábado, e guarda a sua mão de cometer o mal.
E não fale o estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca.
Pois assim diz o Senhor a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem as coisas que me agradam, e abraçam o meu pacto:   Dar-lhes-ei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto,  sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.

7. Que punição predisse Cristo que sobreviria à nação judaica se deixassem de santificar o sábado?
 Jeremias 17:27   Mas, se não me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará.

8. Que exemplo deu Jesus acerca do descanso do sétimo dia?
S. Lucas 4:16    Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.

9. Como protegeu Jesus o caráter sagrado do sábado, quarenta anos depois de Sua ressurreição?
 S. Mateus 24:20   Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado;

NOTA: Jerusalém foi destruída no ano 70 A. D.

10. Como honraram os seguidores de Cristo o Seu santo dia, depois da crucifixão?
S. Lucas 23:56   Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.

11. Quando pediram os gentios que S. Paulo lhes pregasse a verdade de Cristo?
Atos 13:42-44   Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no sábado seguinte.
E, despedida a sinagoga, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram a Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a perseverarem na graça de Deus.  No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.

12. Da mesma forma que seu Senhor, que fazia S. Paulo no dia de sábado? Atos 17:2;18:3 e 4
Atos 17:2  Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras,
Atos 18:3-4   e, por ser do mesmo ofício, com eles morava, e juntos trabalhavam; pois eram, por ofício, fabricantes de tendas. Ele discutia todos os sábados na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos.

13. Em que dia adorarão todos a Deus, na Terra renovada?
 Isaias 66:22 e 23   Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome.
E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.

14. Que pede o Senhor ao Seu povo que faça em relação ao Seu santo dia?
Isaias 58:13 e 14   Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs;
então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.

15. Como expressamos nosso amor a Deus por nos haver criado e redimido?
 I S. João 5:1-3   Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido.
Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;
 
16. O exemplo de quem seguirão os cristãos, ao escolher um dia de adoração?
I S. João 2:6   aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.

Várias vezes Deus afirma, na Bíblia, que o ato que O destaca como o Deus verdadeiro é Seu poder criador. Foi Ele que criou o mundo. A Terra não veio à existência por algum misterioso acaso, alguma explosão cósmica ou processo evolucionista. Ensina-nos a Bíblia que Deus, em Sua sabedoria, planeou este mundo e por Seu poder criador o trouxe à existência.
O sábado foi instituído como monumento comemorativo de Seu poder de criar. Deve também ser como um oasis para a alma do homem, no qual possa encontrar repouso e refrigério mediante a comunhão com o seu Criador. A relação da criatura para com o Criador é a verdadeira base de todo culto. Visto como essa relação jamais se poderá mudar, através de toda a eternidade toda a criação adorará a Deus no Seu santo dia de sábado.
Nunca mais do que hoje careceu o homem de um tempo para se lembrar de Deus e de Sua obra de criação. Nunca mais do que hoje precisou o homem de um tempo de repouso e de completo afastamento dos cuidados da vida, de seu espírito. Unicamente seguindo o exemplo de nosso Senhor e usando o Seu tempo da maneira em que Ele nos instruiu, poderemos encontrar a benção que Deus prometeu aos que O honram como o Criador. Jesus insta conosco para seguirmos Suas pegadas, imitando-Lhe o exemplo. Não devemos fazer isso, tambem em relagão com a observância do sábado?

Vídeo Desbravadores

    
O Clube de Desbravadores Ágape, participaram do concurso de Ordem Unida no dia 21 de Agosto de 2011.

Retiro Espiritual 2012